Histórico


O Cruzeiro Futebol Clube foi fundado em 10 de maio de 2000 e começou sua participação no futebol profissional do Distrito Federal na Divisão de Acesso de 2004. É a terceira equipe a representar a cidade do Cruzeiro no Campeonato Brasiliense. Seus antecessores foram a A.E. Cruzeiro do Sul no período do futebol amador (anos 60) e a ARUC (2000 a 2005). Além do profissional, o Cruzeiro mantém um forte trabalho nas categorias de base.
Equipe Profissional 2004
No ano de estréia no Campeonato Profissional da Divisão de Acesso o time mandava seus jogos no Mané Garrincha. O campeonato teve 13 equipes e o Cruzeiro disputou a 1ª fase pelo Grupo C, não alcançando a classificação para fase seguinte. Foram 8 jogos com 2 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. A equipe marcou 10 gols e sofreu 19 e terminou na 10º posição com 7 pontos ganhos.
Equipe Profissional 2005
Em 2005 o campeonato é disputado por 8 equipes que jogam entre si em turno único para classificar os quatro melhores para as semi-finais. O Cruzeiro passa a mandar seus jogos no Estádio do Cruzeiro (Ninho do Carcará) e termina em 6º lugar com 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. A equipe marca 11 gols e sofre outros 11 e totaliza 8 pontos ganhos. Joãozinho é o artilheiro do campeonato com 8 gols.
Profissional de 2006
No ano de 2006 a equipe continua melhorando seu desempenho e passa a ser o único representante do Cruzeiro no campeonato. Nove equipes jogam entre si em turno único e apenas o campeão obteve o acesso. O Cruzeiro fica em 5º lugar com 4 vitórias e 4 derrotas totalizando 12 pontos. Marca 18 gols e sofre 15. Pela categoria junior o clube sagra-se Campeão da Copa Marília no interior de São Paulo.
Campeão da Copa Marília/SP Júnior, 2006
Disputado por nove equipes, o campeonato de 2007 promove duas equipes neste ano, após um turno único onde os dois melhores fazem a final também em jogo único. O Cruzeiro alcança o 3º lugar, ficando a uma posição do acesso. Foram 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. A equipe marcou 12 gols e sofreu 5, totalizando 12 pontos e fazendo sua melhor campanha até o momento na Divisão de Acesso.
Equipe profissional de 2008
O campeonato de 2008 tem oito equipes que jogam em turno único na 1ª fase. Os quatro melhores passam para as semi-finais. O Cruzeiro conquista a classificação mas é eliminado pelo Brasília que viria a ser o campeão. Termina em 3º lugar com 12 pontos ganhos, 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, marcando 12 gols e sofrendo 16.
2009: Cruzeiro x Botafogo-DF
Em 2009 o campeonato é disputado por sete equipes, após a desistência do Samambaia. Os times jogam em turno único. O último seria rebaixado e os quatro melhores disputariam as semi-finais. A campanha é fraca e o time sofre quatro derrotas e um empate. A emoção, porém, ficou reservada para a última rodada com a única vitória. Em confronto direto com o Santa Maria, o Cruzeiro precisava vencer por três gols de diferença para não ser rebaixado para 3ª Divisão. O placar é de 3x1 até os 47 minutos do 2º tempo, quando mais um gol de Léo Borges garantiu a permanência do Carcará do Cerrado no último lance da partida. A equipe marcou 6 gols e sofreu 8.
Semi-final de 2010: CFZ 0x0 Cruzeiro
No ano de 2010 oito equipes jogam a mesma fórmula, com turno único para apontar os quatro semifinalistas. O Cruzeiro garante a quarta vaga na última rodada da 1ª fase com a vitória de 5x3 sobre o Unaí. Nas semi-finais, dois empates com o CFZ/DF que seria o campeão e o acesso escapa por muito pouco. Foram 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, totalizando 11 pontos ganhos. O time marcou 14 gols e sofreu 11.
Campeão da Copa AGAP, Júnior, 2011
Amauri, Victor, Arthur, Adeilson, Walisson, Leonardo, Wallace, Jeferson, David, Hugo, Denner, Paulo Henrique, Wellington, Lucas, Deibison, Joseph, Wesley, Tecnico: Binha, Prep.fisico: Paulo Sergio e Massagista: Marco.
Agora em 2011 a equipe Junior sagra-se Campeã da Copa AGAP e realiza grande campanha no Campeonato Brasiliense da categoria, sendo vice-campeã e garantindo vaga na Taça SP Junior. Pela Divisão de Acesso Profissional disputa a mais longa competição, com 15 equipes jogando entre si em turno único por quatro vagas na Primeira Divisão. A equipe começa bem e chegaria à última rodada com chances de classificação, não fosse a punição com perda de 15 pontos por escalação de um jogador que estaria irregular. Com isso, a equipe caiu da 8ª para 12ª posição ao fim do campeonato, com 6 vitórias, 2 empates, 6 derrotas, 21 gols a favor e 18 contra. O artilheiro do time no campeonato foi Peninha, com 5 gols.
Equipe júniors 2012
O ano de 2012 representa o auge da equipe na categoria júnior. Em janeiro disputa pela primeira vez a principal competição da categoria, a Copa São Paulo. Jogando em São José dos Campos vence de virada o Ceará por 4x2, empata em 1x1 com Primeira Camisa-SP e 2x2 com XV de Piracicaba, sendo eliminado de maneira invicta da competição. Em julho a equipe sagra-se Bicampeã da Copa AGAP ao vencer o Brasília no CAVE por 2x1. Pelo Campeonato Brasiliense júnior vence o Gama por 1x0 na final e sagra-se Campeão invicto com 8 vitórias e 3 empates, 33 gols a favor e dez sofridos. Gilvan foi o artilheiro da competição e a equipe garantiu vaga pelo segundo ano consecutivo para a Copa São Paulo. Pelo profissional terminou no 6º lugar da Divisão de Acesso com 8 Jogos, 3Vitórias, 3Empates, 2Derrotas, 11Gols marcados, 12Gols sofridos.
Acesso 2013: Cruzeiro 0x0 Dom Pedro
Em 2013 a equipe não conseguiu repetir os bons resultados na categoria júnior dos anos anteriores e ficou fora da Copa São Paulo para o ano seguinte depois de dois anos participando da competição nacional. Pela Divisão de Acesso Profissional do DF, ficou em 4º lugar entre nove equipes com 15PG, 9J, 4V, 3E, 2D, 20GP, 14GC, 6SG.

Acesso 2014: Vice-campeão. Acesso conquistado!
O ano de 2014 começou parecendo ser complicado. Com problemas financeiros, a equipe acabou não disputando os torneios das categorias de base nos quais sempre vinha muito bem. O que poderia ser o início de um ostracismo acabou sendo uma grande virada. O clube decidiu disputar pela 11ª vez consecutiva a Divisão de Acesso e foi coroada com o maior objetivo de sua história. Em um campeonato marcado por grandes problemas como desistências de clubes, paralisação e jogos com portões fechados, o Cruzeiro alcançou o 2º lugar e o tão sonhado acesso para Primeira Divisão. O vice-campeonato teve 7 Pontos Ganhos em 6 Jogos. Foram 2 Vitórias, 1 Empate, 3 Derrotas, 10 Gols Pró e 11 Gols Contra. Finalmente o Carcará do Cerrado chegava ao Candangão!

Gama 0x1 Cruzeiro. 2015
A primeira participação na Primeira Divisão em 2015 é marcada pela ausência da torcida nos estádios. A maior parte dos campos do Distrito Federal continuaram não habilitados a receber torcida. Em campo a equipe fez sua parte ao se manter na elite ficando em 9º lugar, uma posição abaixo da classificação para fase seguinte. O maior feito foi na última rodada quando venceu o então líder Gama em pleno Bezerrão com gol de Vítor (ex-jogador do Gama, mas criado no Cruzeiro) que garantiu a permanência na elite e tirou o alviverde da primeira colocação na 1ª fase. Foram 9PG em 10 jogos, com 2V, 3E e 5D, 7GP, 13GC.

Ceilândia x Cruzeiro em 2016. 
A segunda participação na Primeira Divisão em 2016 foi melancólica. Jogando sempre longe de casa a equipe terminou em último lugar e retorna a Divisão de Acesso em 2017. Em 11 jogos foram 2 empates e 9 derrotas. 7GP / 21 GC.

Vice-campeão junior do DF
Depois de um ano inativo (2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017), o Carcará voltou a disputar a Segunda Divisão em 2017, mas não fez boa campanha e ficou longe do acesso. O destaque foi a equipe júnior, que voltou a disputar a final do campeonato brasiliense, ficou com o vice-campeonato e voltou a se classificar para a Taça São Paulo de Futebol junior.

Cruzeiro x Botafogo-SP (Copa SP Junior)
Em 2018 a equipe volta a disputar a Taça São Paulo de Futebol junior, enfrentando São Paulo, Botafogo-SP e Sergipe, sem contudo conseguir avançar de fase. Nas competições locais o desempenho foi ruim e também não avançou para as fases decisivas. Foi 11º entre 18 equipes no campeonato de juniors e o 10º entre as 11 equipes da segunda divisão.

Texto e pesquisa: Rafael Fernandes de Souza
Fonte dos dados: RSSSF Brasil