sábado, 2 de setembro de 2017

Aos 23 anos, treinador leva o Cruzeiro à final do Candango Sub-20


Foto: John Stan
por Pedro Marra, do Jornal de Brasília de 31/08/2017
torcida@jornaldebrasilia.com.br

Comandar um grupo de jogadores é um desafio. Mas para treinadores considerados jovens, a oportunidade tem sido mais do que um aprendizado e, sim, conquistas. Nomes como Zé Ricardo, Jair Ventura e Fábio Carille viraram destaque no cenário nacional nos últimos três anos.

Em Brasília, Pedro Granato é ainda mais “prodígio”. O rapaz de 23 anos começou a mexer na prancheta em 2015, ainda no futsal amador. Mais conhecido como Pedrinho, ele treina o Sub-20 do Cruzeiro Futebol Clube desde o início do ano e conseguiu levar o time para Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. O acesso se deve a disputa da final do Campeonato Brasiliense de Juniores, que ocorre nos próximos dia 2 e 9, contra o Real-DF.

“No futebol é muito difícil você chegar a um time grande. Por ser uma coisa muito complicada, eu me sinto melhor como treinador, apesar de estar no futebol de Brasília, que é injusto, muitas vezes. Por isso, eu busco dar oportunidade para muitos garotos aqui no Cruzeiro”, afirma Pedrinho.

Para o pai, Samuel Granato, fundador do Guará Esporte Clube, o momento do filho ainda causa surpresa. “É um orgulho muito grande. Ainda não caiu direito a ficha, porque os clubes estão cada vez mais profissionais e ele conseguindo garantir espaço aos poucos.”

O treinador já esteve dentro de campo como jogador em Brasília. Entre 2014 e 2015, ele jogou profissionalmente pelo C.R. Guará e pela atual equipe (Cruzeiro), quando subiu para a 1ª divisão.

“A zoação faz parte”

Na semifinal do Campeonato Brasiliense de Juniores, ocorrida no último sábado (26), às 15h30, em Formosa, Pedro lembra as brincadeiras que ouviu por parte da torcida. “Eram em torno de mil torcedores no Diogão (estádio do Formosa-GO). Me zoaram demais lá, me chamando de pré-mirim, treinador meia-boca. Mas a zoação faz parte, eu levo na brincadeira. Se eu não conseguir aguentar agora, como vou conseguir lá na frente”, diverte-se.

Neste sábado (2), ocorre o primeiro jogo da final contra o Real FC. Assim como o Cruzeiro, o adversário também está invicto na competição.

“É uma troca de experiências ter o professor Pedro com a gente. E vai ser muito bom aprender com ele na Copinha, em que irei pela segunda vez”, conta Caio Cesar, atacante de 19 anos do Cruzeiro .

Presidente do Cruzeiro Futebol Clube, Nyto Oliveira se orgulha de ter o jovem treinador à frente do time. “A gente fica feliz que ainda tem pessoas como o Pedro querendo trabalhar no futebol brasiliense. O resultado fala por si próprio”, comenta o dirigente, satisfeito com a classificação à Copinha.

O preparador físico do time Robson Garcia, 46 anos, mais conhecido como Marinho, trabalha ao lado de Pedro desde o começo da carreira do jovem treinador e o elogia. “Ele tem um potencial enorme. O que mais admiro nele é o trabalho tático”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário