Vai começar a Candangão da Segunda Divisão 2010. Serão oito times envolvidos na disputa por duas vagas na elite local em 2011. A baixa na competição ficará por conta de dois times que desistiram de suas vagas, são eles Brazlândia e Brazsat. O primeiro alegou falta de estrutura em seu estádio e falta de apoio financeiro. O segundo pediu licença de um ano já que seu presidente está envolvido na construção de estádios para a Copa de 2014, no Brasil.
A forma de disputa será a mesma do ano passado. Os oito clubes jogam a primeira fase em turno único, por pontos corridos, e os quatro melhores se classificam para as semifinais. Nesta etapa, os melhores colocados na fase de classificação tem a vantagem do empate e as partidas serão de ida e volta. Os dois vencedores, então, disputarão o título, em partida única, e estarão classificados para a primeira divisão de 2011.
Com a desistência do Brazlândia e Brazsat, Bolamense (antigo Renovo) e Paranoá, terceiro e quatro colocados, respectivamente, da terceirona de 2009, foram promovidos para a Segunda Divisão de 2010. Dessa forma, apenas quatro clubes, Planaltina-GO, Sobradinho, Santa Maria e Bandeirante, permaneceram na Terceira Divisão, que não deverá acontecer neste ano.
Segundo Paulo Araujo, vice-presidente da Federação Brasiliense de Futebol, haverá uma assembléia com os clubes para extinguir a terceirona e aumentar a segundona. "A Terceira Divisão não acrescenta em nada para o nosso futebol. A suspensão da disputa servirá, ainda, para que os quatro clubes que lá ficaram se reforcem financeiramente para o ano que vem. A idéia é fazer uma Segunda Divisão em 2011 com 16 clubes", explicou o dirigente à reportagem do Esporte Candango.
Sobre a possível desistência de outros clubes para a Segunda Divisão do próximo ano, Paulo Araujo mostra resignação. "Não sabemos ainda, mas pode vir a acontecer. Agora em 2010, o Brazlândia pediu para não disputar por que está sem caixa e a estrutura oferecida pelo estádio Chapadinha não condiz com as exigências da Federação. Houve uma reforma, mas os vestiários, por exemplo, continuam precários e a Administração da cidade, responsável pelo estádio, não se movimentou para fazer as adequações", relatou o dirigente, para depois explicar a ausência do Brazsat. "O presidente do clube (João Vaz), pediu licença neste ano por que sua empresa está envolvida na reforma e construção de estádios pelo Brasil para a disputa ca Copa de 2014. Sendo assim, alegou falta de tempo para se envolver com o clube na disputa do torneio".
João Vaz, presidente do Brazsat, explicou ao Esporte Candango sua decisão. "Tive que escolher onde colocar me tempo. Estamos fechados com a construção do estádio de Salvador-BA para a Copa do Mundo e com a possibilidade de nos envolvermos em pelos menos mais quatro praças. A ausência do Brazsat na disputa foi uma escolha pessoal".
Os estádios do DF, salvo algumas exceções como Serejão, Bezerrão e, um pouco abaixo, Abadião, estão sem possibilidades de abrigar jogos. Mas Paulo Araujo garante que medidas estão sendo tomadas para reverter o quadro. "Estamos em contato com o governador Rogério Rosso pedindo providências para melhoria dos nossos estádios. O Rorizão, em Samambaia, já está praticamente pronto, assim como o JK, no Paranoá. A Administração do Guará vem se empenhado para colocar o Cave dentro das normas. Dessa forma, vamos ter pelo menos mais três estádios em condições de receber os jogos da Segunda Divisão".
O Unaí vai mandar seus jogos no estádio Serra do Lago, em Luziânia-GO. A equipe foi punida com perda de mando de campo por cinco jogos devido a confusão ocorrida no ano passado, no estáio Urbano Adjuto, na partida diante do Ceilandense. "Quando uma equipe é punida e não pode mandar os jogos em seu estádio, tem o direito de escolher o novo local e eles indicaram o Serra do Lago", explicou Paulo Araujo.
A primeira rodada da segunda candanga de 2010 terá início às 10h30 da manhã do próximo sábado (21), com a partida Cruzeiro x CFZ/DF, no estádio do Cruzeiro. No domingo, três partidas enceram a rodada, todas às 15h30. Formosa-GO e Legião se enfrentam no estádio Diogão, em Formosa. Paranoá e Bolamense jogam no estádio JK. Unaí e Capital estreiam no estádio Serra do Lago, em Luziânia.
Fonte: Esporte Candango de 18 de agosto de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário