sábado, 15 de outubro de 2011

Melhores Momentos Cruzeiro 2 x 0 Paranoá - Dia 12/10

Cobertura do blog Fanáticos F.C do Campeonato Candango da Segunda Divisão, no estádio do Cruzeiro com a vitória do time da casa por 2 a 0. Gols de Claudinho e Michel.
Em pleno feriado de Dia das Crianças, numa quarta-feira quente e logo nas primeiras horas da manhã, o Fanáticos F.C foi até o “estádio” do Cruzeiro (localizado no Cruzeiro Novo, próximo à Feira Permanente) para fazer sua primeira cobertura na íntegra. Era uma partida sem grandes holofotes da mídia, com um público reduzido, porém nessa primeira cobertura o que não faltou foi emoção dentro e fora de campo, com um futebol bem jogado e uma torcida bem presente. Tivemos um espetáculo a parte mostrando que o futebol, apesar do semi profissionalismo, é sempre garantia de alegria em qualquer campo.

A partida estava prevista para às 10h e teve um atraso de dez minutos. Iniciou com muita vontade dos jogadores fazendo com que os primeiros 15 minutos de jogo fossem de muitas emoções. Aos dois minutos, o Cruzeiro quase fez o primeiro depois de um cruzamento na área. Logo em seguida, o Paranoá também tentou atacar e quase marcou em outra jogada pelas laterais. Na sequência do lance, o goleiro Diego repôs a bola rapidamente para Nathan que foi até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Claudinho, que livre de marcação deslocou o goleiro e abriu o placar. O time da casa continuou mandando no jogo. Aos 12’, o primeiro inacreditável F.C do dia aconteceu quando Adeílson recebeu a bola sozinho na área e cabeceou para fora. O lateral do Cruzeiro, camisa dois, teve ótima participação aterrorizando a equipe adversária. Com 1 a 0 no placar, o time da casa se acomodou e deixou o visitante igualar as ações da partida. Porém a pequena torcida fez muito barulho à beira do alambrado esfriando a reação dos visitantes. O segundo inacreditável F.C da manhã aconteceu aos 28’: a bola foi lançada na área, o jogador Rafael dominou, virou para o gol e, de forma ridícula, chutou por cima do gol.

Os alvos favoritos da torcida eram o árbitro, Almir Camargos, e o atacante cruzeirense, Nathan. A partida começou a ficar muito pegada, esquentando o ânimo dos jogadores. E pouco antes do fim do primeiro tempo, o jogador do Paranoá agrediu um adversário, que deu início a uma pequena confusão em campo. Apesar de muito empurra-empurra, o fraco árbitro da partida não deu cartão para ninguém. Após um minuto de acréscimo, o juiz encerrou o primeiro tempo.

No intervalo vimos uma atitude curiosa da torcida, típica de boa vizinhança, que saía do estádio em direção à Feira Permanente do Cruzeiro para se refrescar, fugir do sol forte e discutir sobre o que de melhor aconteceu na primeira etapa. E depois retornava para o acanhado estádio sem problema nenhum até porque os seguranças bem simpáticos sabiam quem estava assistindo ao jogo pelo fato de haver um número reduzido de espectadores.

O segundo tempo teve início igual ao primeiro, quando novamente o lateral da equipe do Cruzeiro, camisa dois, carregou o seu time pra cima do adversário com arrancadas sensacionais e belos passes. Os mandantes, por estarem vencendo o jogo, recuaram mais uma vez e chamaram os visitantes para cima. A torcida composta em grande parte por pessoas mais velhas, familiares e amigos dos jogadores e alguns curiosos deu uma aula de animação: gritando, criticando, xingando, elogiando, cantando... Mas o clima esquentou quando, no meio de campo, os jogadores das duas equipes se desentenderam dando início a uma confusão generalizada, onde ocorreram várias infrações como agressões, invasão de campo pelos técnicos, reservas e até dirigentes. Ao final da confusão, o árbitro, Almir Camargos, foi omisso, passivo e não deu cartão, se tornando novamente alvo da ira da torcida. Outro fato curioso foi quando o número da camisa do centroavante Nathan se descolou e ele teve que voltar ao campo com outro número. Não podemos criticar esse fato chamando de amador até porque há pouco tempo foi o número da camisa da seleção que se descolou. O jogador do Paranoá, Edílson, que havia acabado de entrar em jogo, agrediu o jogador do Cruzeiro com uma cotovelada e foi expulso. A estrela do técnico Roberto Patu brilhou quando lançou na partida o centroavante Michel em substituição a Peninha. Em um de seus primeiros ataques, Michel recebeu boa bola de Nathan, dominou com categoria, girou, tirou a marcação e fez um belo gol, fechando o caixão dos visitantes. Nesse lance, Nathan respondeu às críticas da torcida e mostrou que tem potencial para ser o titular da equipe. Assim como o próprio autor do gol que vinha se recuperando de uma lesão e muitos pediram sua dispensa, mas superou as críticas e mostrou que briga pela vaga. A torcida se empolgou com o gol e até gritou “Michel é seleção!”. Com 2 a 0 no placar, o Cruzeiro administrou o resultado até o fim da partida e com a vitória chegou aos 14 pontos se aproximando do G4.

Para uma partida de certa forma amadora, houve poucos passes errados, poucas faltas (apesar das confusões), muita movimentação e o que não faltou foram chances de gols. Todas as regras para que a partida acontecesse foram seguidas, com policiamento e ambulância equipada com desfibrilador no local. O time do Paranoá, que parece ter perdido sua identidade, revoltou sua torcida mais uma vez por jogar com um uniforme que não representa as cores de sua época de brilho. O Cruzeiro apresentou também uma boa notícia para os moradores da cidade com uma ementa parlamentar do deputado Paulo Tadeu que garantiu o início da reforma do estádio com a criação de uma nova arquibancada e uma cabine de imprensa. As obras começam na próxima sexta-feira, dia 14 de outubro.

Essa foi nossa primeira cobertura. Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco da realidade do futebol candango, o que é um jogo da segunda divisão do Campeonato Estadual, a verdadeira alegria de se jogar futebol sem o glamour das grandes mídias, sem fortunas e mesmo assim com a satisfação de estar fazendo o que gosta, alimentando o sonho de um dia poder jogar numa grande equipe e ter o tão sonhado reconhecimento.

No final da partida, o jogador Michel concedeu uma entrevista ao Fanáticos F.C que pode ser conferida no vídeo abaixo.


por Fanáticos Filipe e Rodrigo (Fanáticos FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário