segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Correio mostra como se prepararam Gama e Cruzeiro-DF para a Copa São Paulo

Na próxima semana, começa a Copa São Paulo, principal competição da categoria no país
Redação - Correio Braziliense.
O time do Cruzeiro-DF treina junto há 40 dias e espera passar de fase na Copa São Paulo: paulistas e cearenses no caminho. Foto: Marcelo Ferreira/CB
Dez de janeiro de 2008. Aos 30 minutos do segundo tempo da partida entre Santos e Barra do Garças-MT, um jovem franzino de 15 anos fazia sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior: Neymar entrou em campo e, com duas assistências, participou da vitória dos paulistas por 5 x 0. Quase três anos depois, ele é mais que uma realidade nos campos do país e virou referência para muitos futuros jogadores brasileiros.

E o primeiro passo na carreira de muitos jovens atletas, assim como foi na de Neymar, é a Copa São Paulo de Juniores. A competição de 2012 começa em 3 de janeiro, com a participação de 96 clubes de todo o Brasil. Os representantes do futebol candango no torneio serão o Gama, atual campeão júnior do DF, e o Cruzeiro-DF, segundo colocado na competição.

O Periquito está no Grupo F, sediado em Monte Azul Paulista. Os três adversários da primeira fase serão o Porto-PE, o Monte Azul-SP e o Botafogo-SP. O alviverde viaja em 1º de janeiro, às 22h, para o interior paulista, e a estreia é no dia 4, às 16h, contra os pernambucanos. Já o Cruzeiro-DF foi sorteado para o Grupo P, com sede em São José dos Campos, e o time enfrentará o Ceará, o XV de Piracicaba-SP e o Primeira Camisa-SP.

Confira como foi a preparação dos dois times candangos para a principal competição da categoria no país.

96: Número de clubes que participam da Copa São Paulo de Juniores

Carcará é franco atirador
Vice-campeão júnior do DF, o Carcará, como é conhecido o Cruzeiro-DF, tem um objetivo traçado na Copa São Paulo: passar de fase no mínimo duas vezes. É o que garante o treinador da equipe, Luís Carlos. “Se conseguirmos atingir esse objetivo, teremos aquela sensação de que nem tudo foi perdido”, opina. O grupo treina há 40 dias e venceu, na última sexta-feira, o Guarense por 3 x 1, em amistoso preparatório para o torneio.

Em pouco mais de um mês de preparação, o grupo do Carcará foi sendo “lapidado” até que o treinador chegou aos 25 nomes escolhidos para a viagem a São José dos Campos. O clube acabou sofrendo o mesmo problema do Gama: teve de reformular uma parte do elenco por conta do limite de idade imposto na Copa São Paulo.

Ainda assim, Luís Carlos diz que se surpreendeu durante a preparação. “O grupo evoluiu muito, além das nossas expectativas. Atingimos um nível inesperado e realmente satisfatório para nossas pretensões. Apesar da parte física ainda não ser a ideal, taticamente os meninos assimilaram muito bem o que passamos para eles”, analisa o treinador.

Para cumprir o objetivo traçado, a equipe vai apostar na ofensividade: esquema com quatro atacantes para tentar surpreender os adversários do Grupo P. “Prefiro pecar pelo excesso do que pela omissão”, justifica Luís Carlos, que comanda o Cruzeiro-DF desde setembro. Nomes como David “Peninha”, Vitor “Anjinho”, Angolano e Gabriel “Biba” são alguns dos destaques do elenco do Carcará.

"O grupo evoluiu muito, além das nossas expectativas. Atingimos um nível inesperado e realmente satisfatório para nossas pretensões”
Luís Carlos, treinador da equipe júnior do Cruzeiro-DF

Cruzeiro-DF
Grupo P
Sede: São José dos Campos
Adversários: Ceará-CE, XV de Piracicaba-SP e Primeira Camisa-SP

Elenco: Giovanni, Bruno, Denner, Igor Diego, Angolano, Vitor Gustavo, Leo, Victor Minervino, Gustavo Antunes, Arthur, Vitinho, Pedro Sindeaux, Vitor “Mascote”, Gabriel “Biba”, Paulo Goiano, Cassio, Wellington, Kléber, David “Peninha”, Gustavo Araújo, Hugo, Marcos, Tiago, Rafael, Vitor “Anjinho”, Jefferson, Jhon Lyon, Wesley “Gotinha”, Iago.

Técnico: Luís Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário